Inaugurado em 2009, na Dinamarca, o edifício Green Lighthouse Denmark abriga a Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhagen e é um prédio totalmente ecológico, projetado para reduzir ao máximo seus impactos ambientais. O “prédio verde” foi construído para que houvesse uma economia de até 75% de energia. O consumo é muito baixo, pois são usadas ventilação e iluminação natural, entre outras características de uma construção ecologicamente correta e que serve de modelo para o futuro.
A Dinamarca, um país que sempre está buscando inovações no setor sustentável, conseguiu alcançar seus objetivos no projeto do Green Lighthouse, mostrando que o a redução do consumo de energia em edifícios é um assunto importante a ser debatido e uma ideia que deveria ser adotada em outros lugares.
O edifício tem 950 m2, sua estrutura tem uma configuração cilíndrica, possibilitando o melhor aproveitamento do espaço. As fachadas são ajustáveis e permitem que a luz gire em torno do prédio, de acordo com a movimentação do sol, o que garante o uso de energia natural, a principal fonte de iluminação do local. No teto há placas solares que absorvem energia do sol e a transformam em energia elétrica, para ser utilizada no aquecimento e iluminação. Essa energia gerada pode ser armazenada e usada de acordo com as estações do ano. A estrutura do telhado é inclinada para o sul, a fim de aumentar a exposição ao sol.
A parte superior das janelas abre automaticamente, para fazer a ventilação do prédio, sem usar nenhum sistema elétrico. Há construções sólidas e pesadas de isolamento nas paredes e telhado, reduzindo a demanda de aquecimento. Os vidros das janelas são térmicos, o que diminui a perda de calor e garantem que a casa seja aquecida durante o inverno.
Como o clima do ambiente é um fator muito importante para o bem estar e saúde das pessoas, o prédio tem uma vista agradável, ar fresco e boa iluminação natural, o que possibilita mais conforto para se trabalhar, estudar e viver no local.
A Green Lighthouse é a primeira casa pública neutra em carbono do país. Construída em menos de um ano, por um consórcio entre Hellerup Byg, Christensen & Co. Architects e COWI, o projeto é resultado de uma estreita parceria público/privado. Os parceiros são a Universidade de Copenhagen, VELUX, VELFAC e a Danish University and Property Agency (UBST), da Cidade de Copenhagen.
Para mais informações, acesse o site Green Lighthouse.
Confira o vídeo feito para explicar como funciona a Green Ligthhouse:
[youtube width=”600″ height=”400″]http://www.youtube.com/watch?v=AWIfB-5GqyA[/youtube]
Fotos: Reprodução.